Policial é preso por fazer crítica ao sistema de segurança

33 Comentarios



Do querido estado do Tocantins vem esta estarrecedora matéria onde um sargento PM foi preso apenas por criticar o "inteligente" sistema de segurança implantado na capital Palmas, onde viaturas são colocadas como espantalhos em pontos "estratégicos" da cidade ao invés de patrulhar. Parece que já vi isso em algum lugar....  Vejam matéria publicada no Portal CT:




Tocantins: Sargento é preso por criticar novo sistema de segurança 

Domingos Pereira Machado foi preso em flagrante na última sexta-feira, 16, após criticar a nova metodologia adotada em distribuir viaturas policiais nas principais rotatórias de Palmas 
Thaís Ramalho
Especial para o CT
Está preso no 6º Batalhão de Polícia Militar de Palmas desde a última sexta, 16, o sargento Domingos Pereira Machado. Segundo o CT apurou, Machado teria sido preso em flagrante após criticar o novo sistema de segurança adotado na Capital, que distribui viaturas policiais nas principais rotatórias da cidade. De acordo com o presidente da Associação de Subtenentes e Sargentos da Polícia Militar do Tocantins (Asspmeto), subtenente Marconi Pereira de Sousa, o sargento Machado teria apenas “convidado a população a refletir sobre o novo sistema de segurança adotado”.
Em entrevista ao CT na manhã desta quarta-feira, 21, Marconi disse que existe uma grande dificuldade no quadro efetivo policial no Estado, motivo da crítica proferida pelo sargento Machado. Segundo ele, o sargento foi punido de forma “equivocada” e “precipitada”.
“O Estado tem uma grande dificuldade do quadro efetivo policial. Talvez tenha sido este o motivo do sargento fazer a crítica com relação ano novo sistema de segurança adotado. Realmente as pessoas precisam refletir sobre o que está acontecendo e se isso é realmente necessário. A associação é contra essa nova metodologia e, principalmente, contra a prisão do sargento Machado enquanto existem problemas maiores a serem solucionados no nosso Estado”, argumentou Marconi, ressaltando ainda que já tramita um habeas corpus no Tribunal de Justiça do Tocantins e a Assessoria Jurídica está buscando meios para solucionar o caso.
Crise
Questionado sobre a situação de trabalho dos policiais militares que ficam nas rotatórias da cidade, o presidente da Asspmeto disse que, apesar do trabalho estar sendo executado, muitos policiais que já estão com idade avançada, reclamam de fortes dores nas costas e outros “estão adoecendo”. “Esse pessoal está trabalhando excessivamente, excedendo a escala de expediente. A quantidade de policial que chega doente na Junta Média é impressionante. Não concordamos nova metodologia adotada, está acima das condições de trabalho de um ser humano normal”, concluiu.
Nota
Em nota encaminha ao CT, o comando da PM informou que o sargento Domingos Pereira Machado foi preso em flagrante na manhã desta sexta-feira (16), por volta das 8h40, no Quartel do Comando Geral da Polícia Militar – QCG - do Tocantins em Palmas, por crime militar. "Pesa contra o sargento os crimes previstos nos artigos 155, 160 e 166 do Código Penal Militar – crimes contra a autoridade e disciplina militar. O fato que levou à prisão do militar foi a divulgação de uma mensagem no “correio eletrônico interno”, a qual fazia críticas indevidas a atos e ações do Comando da Corporação", diz a nota.

Segundo a nota da PM, após a divulgação indevida na rede de computadores interna do Quartel do Comando Geral, o sargento Machado recebeu voz de prisão do oficial Subcomandante do QCG, major Antonio Carlos da Silva Ferreira, e foi conduzido à Corregedoria da Polícia Militar para ser ouvido sobre o caso e feita realização dos trâmites legais da ação.
"Em seguida a família do policial militar foi informada da prisão, assim como a Associação dos Subtenentes e Sargentos da PMTO, da qual é membro. A Associação providenciou o advogado, doutor Marcos Vinicius Moreira, que está prestando a devida assistência jurídica ao acusado. O comando da PMTO enfatiza que toda a ação ocorreu dentro da legalidade e de acordo com o que prevê o Código penal Militar, a qual todos os policiais militares estão sujeitos. Tendo o acusado o direito a ampla defesa e ao contraditório como estabelece a constituição", diz a nota.

Confira a íntegra da nota da PM.
"NOTA/PMTO
Nota 025, Palmas 21 de março de 2012 – Ascom/PMTO
A respeito da prisão do Policial militar sargento Machado, o Comando da Polícia Militar do Tocantins esclarece:
O sargento PM Domingos Pereira Machado, de 43 anos, foi preso em flagrante na manhã desta sexta-feira, por volta das 8h45, no Quartel do Comando Geral da Polícia Militar – QCG - do Tocantins em Palmas, por crime militar. O policial é lotado na Diretoria de orçamento e Finanças da PMTO, no QCG em Palmas.
Pesa contra o sargento crimes previstos nos artigos 155, 160 e 166 do Código Penal Militar, crimes contra a autoridade e disciplina militar. O fato que levou à prisão do militar foi a divulgação de um “correio eletrônico interno”, criticando indevidamente atos e ações do Comando da Corporação.
Após essa divulgação indevida na rede de computadores interna do Quartel do Comando Geral, o sargento machado recebeu voz de prisão do oficial Subcomandante do QCG, major Antonio Carlos da Silva Ferreira, e foi conduzido à Corregedoria da Polícia Militar para ser ouvido sobre o caso e realização dos trâmites legais da ação.
A família do policial militar foi informada da prisão, assim como a Associação dos Subtenentes e Sargentos da PMTO, da qual é membro. A Associação providenciou o advogado, doutor Marcos Vinicius Moreira, que está prestando a devida assistência jurídica ao acusado.
O comando da PMTO enfatiza que toda a ação ocorreu dentro da legalidade de acordo com o que prevê o Código penal Militar, a qual todos os policiais militares estão sujeitos. Tendo o acusado o direito a ampla defesa e ao contraditório como estabelece a constituição."
FONTE - PORTAL CT


www.pec300.com
O portal dos policiais e bombeiros do Brasil
Acesse sem moderação. 







* * *


* * *














33 comentários

Todos os PMs brasileiros na dança do "..embromation ôô embromation ôô..."

Estes incompetentes,nao gostam de ouvir a verdade.Parabéns Sgt.

Caros amigos,

Isso tem que acabar, essa diferenciação entre militar e civil, visto que, hora os militares são tratados como funcionário público e hora são tratados como militares, ainda mais se for para colocar amordaça. Pec 300 já.

os policiais de boa vontade tem que fazer um movimento de revolta armada. só assim teremos direitos.

Meus caros colegas, aqui no Tocantins está voltando a era da ditadura. O atual governo tá prejudicando todos os antigões e todo o resto. Não teve negociação, ele bateu o martelo e ponto final. Só estão sobrando ameaças pra todo o lado.
CBPM-TO

Estes incompetentes,nao gostam de ouvir a verdade.Parabéns Sgt.
pmmt

É FÁCIL PRENDER POLICIAL, ATÉ MESMO POR UMA CRÍTICA, MESMO QUE CONSTRUTIVA. GOSTARIA QUE O FOCO DAS PRISÕES SE DESSE SOBRE POLÍTICOS CORRUPTOS, MAGISTRADOS QUE VENDEM SENTENÇAS, ETC,ETC,ETC... ESSES COM CERTEZA, QUANDO CONSEGUEM ALGUMA PUNIÇÃO AINDA SAEM COM UM SALÁRIO BEM GORDO! O PRAÇA, SÓ O PÉ NA BUNDA! É O MALDITO REGULAMENTO DISCIPLINAR! TRANSGRESSÃO DA DISCIPLINA SERIA FALTAR COM A VERDADE. NO CASO DO MILITAR O EFEITO É CONTRÁRIO.

O jeito e fazer outro concurso,infelizmente da murro em ponta de faca não da mais.........gente o barco esta afundando acordem para vida.....e o comandante esta dizendo que esta tudo normal,pois ele e o ultimo a sair....

Companheiros se estão doentes vão p junta de saúde,e cade a livre expressão de opinião:??? pensamento??? nos militares estamos fora da constituição. só fazemos parte dela nas obrigações ,é uma vergonha (carlos Pmma)

OPERAÇÃO TARTARUGA NACIONAL!!
AGORA!!

BRASIL PAÍS DAS CONTRADIÇÕES, POLITICOS DESONESTOS, JUDICIÁRIO QUE MANDA SOLTAR TRAFICANTES, O DELEGADO QUE O DIGA, QUEREM CALAR A BOCA DE UM CIDADÃO, PORQUE FALA A VERDADE, VIVA A LIBERDADE DE EXPRESSÃO, SERÁ QUE ESSE HOMEM NÃO É CONSIDERADO UM SER HUMANO, SERÁ QUE VEIO DO PLANETA PT, ATUAL, NÃO O CONSIDERAM UM CIDADÃO QUE VEIO DO MEIO SOCIAL, UNIFICAÇÃO DAS POLICIAS E QUE SUMAM COM MALDITO MILITARISMO, QUE SÓ EMPERRA O TRABALHO DE POLICIA, MILITARISMO É PRÓPRIO E SÓ SERVE PARA AS FORÇAS ARMADAS, MAIS RESPEITO AO SER HUMANO,E PEC 300 JÁ.

Concordo com o Amigo, tem que acabar.
Para se ter uma idéia de como as coisas estãop erradas, é só pegar o numero de Inquéritos Militares feitos pelas Forças Armadas... É só ver que o exército não faz nem 5% dos inquéritos, ou seja... O EXERCITO BRASILEIRO, MARINHA E FORÇA AÉREA, COM MAIS DE 500.000 HOMENS... COM MAIS DE 100 OFICIAIS GENERAIS... EM TODO O TERRITÓRIO NACIONAL, NÃO FAZ O NÚMERO DE INQUÉRITO QUE A POLÍCIA MILITAR FAZ...
Código penal militar é para MILITAR, não para policial.
Isso é absurdo, o exército brasileiro ter mais homens que as policias reunidas e mesmo assim, não ter inquéritos, alguma coisa está fora da ordem!
As Pol´ciais Militares estão como panelas de pressão, uma hora, CEDO ou TARDE vai explodir... e tenho certeza, NINGUÉM VAI SEGURAR, isso é fato.
Esse negócio de resposta a sociedade é idiotice, isso é coisa de coronel que vende a PM todo dia em troca de migalhinhas dos politicos. Até quando???

No brasil ainda impera a ditadura,mas somente para os militares,pois o civil e o criminoso tem amplos direitos,parabéns ao colega de farda por sua atitude,devemos lutar pelo nosso colega,pois na rede de correio eletrônico interna da PM passa de tudo inclusive pornografia trocada por oficiais de alto escalão.

O COMNADNTE DEVERIA TER MAIS COMPETNCIA PARA FASER UM PLANO DE TRABALHO QUE NAO FOSSE DIGUINO DE CRITICAS. FALTA CORAGEM PARA ASSUMIR A INCOMPETANCIA. A USA O CODIGO.--------- CARREGADORES DE LATAS NO OMBRO...

É MUITO FACIL FICAR NO GABINETE NO AR CONDIONDO COM TODAS MORDOMIAS, PUXA SACOS ETC, CRIAR NORMAS PARA SER CUMPRIDAS POR OUTROS, TENHO CERTEZA QUE NUNCA TIRARAM UM SERVIÇO DE RUA, NAO SABEM O QUE É ENFRENTAR UMA BRONCA. VOU MANDAR UMAS TAMPAS DE GARRAFAS PARA O OMBRO DELES... COMO TROFEL DE IMCOMPETENTES E DITADORES...

Fazem de conta que nos pagam, fazem de conta que sabem comandar, fazem de conta que são responsáveis pela segurança pública... temos que fazer o mesmo, ficar no "faz de conta". Medeiros São luis-MA

A DITADURA ainda prevalece nessa Instituição arcaica que é a Polícia Militar (Segurança Pública).
Muita coisa precisa ser muidada e logo...
Tenho vergonha de ser brasileiro!

CLARO AMIGO FERNANDO ALMANÇA E COMPANHEIROS MILITARES DE TODO O BRASIL, ESTE CASO NÃO É INSOLADO EM TODO O BRASIL NESTE MOMENTO ALGUM POLICIAL MILITAR ESTAR SOFRENDO ALGUM TIPO DE ABUSO, O QUE INFELIZMENTE DENTRO DA LEI OU SEJA AS LEIS NO QUE SE REFERE AO TRATO COM OS MILITARES FORAM FEITA NÃO PARA FAZER JUSTIÇA E SIM PARA PUNIR O POLICIAL, EX: OS MILITARES SÃO PROIBIDOS DE MANIFESTAÇÃO CONTRA ATO SUPERIORES OU DE QUALQUER PODER, SE FILIAR A PARTIDO POLITICO, GREVE, TER OUTRO EMPREGO MESMO SE ESTIVER PASSANDO FOME, A PEC 300 VAI EM PARTE CORRIGIR AS PERDAS FINANCEIRAS, MAS O POLICIAL MILITAR VÃO CONTINUAR VIVENDO INDIGNAMENTE SEM DIREITOS ALGUM, A GRANDE LUTA É POR FECHAR AS PORTAS DAS INSTITUIÇÕES MILITARES, ESVAZIANDO OS QUARTEIS NÃO COM GREVE OU PARALISAÇÃO E SIM IMPEDINDO QUE AMIGOS E PARENTES INGRESSE NAS CORPORAÇÕES... A SOCIEDADE TEM QUE SABER O QUE REALMENTE ACONTECE E COMO OPOLICIAL MILITAR SÃO TRATADOS...

TEM QUE MANDAR PARA O INFERNO ALGUNS POLITICOS ALMAS SEBOSAS, SÓ ASSÍM OS OUTROS ( POLITICOS ) VÃO FICAR COM O
FIOFÓ TORANDO AÇO.
MARCOS SANTOS, FILHO DE PM REFORMADO.
JOÃO PESSOA - PB.

No passado,aqui no Pará essa tática de PB (ponto Base) para as viaturas, foi o maior fiasco. As guarnições não podiam fazer ronda e nem revistar suspeitos. As viaturas deixaram de portar xadrez, os acusados eram transportados no banco traseiro junto com os policiais. O "cidadão" que fosse revistado em via pública e se sentisse ofendido e, quando este procurava a Corregedoria, o policial autor da revista acabava punido de alguma forma. Resultado, o cidadão paraense não podia nem botar o pé na rua. Quando uma determinada Autoridade Local, foi questionada a respeito do alto índice de criminalidade que assolava o Estado, o mesmo respondeu "Isso é apenas uma sensação de insegurança que a população está sentindo". Portando, vai um aviso aos policiais do Tocantins, o SGT PM MACHADO, tem razão em se preocupar com este modelo de policiamento, que como já citei, aqui no PARÁ não deu certo.

PARA ESSE CMT G DE TOCANTINS:O PODER QUE CABRAL TEM NÃO PASSA DA INEFICIENCIA DA JUSTIÇA, QUE NAO PASSA DE PODER DE LADRÃO, CORRUPTO, BANDIDO IGUAL AO PODER QUE CARLINHOS CACOEIRA TINHA.

NAO INTIMIDAMOS DIANTE DE UMA FERA QUE IMAGINAMOS QUE NA VERDADE NAO PASSA DE UMA CRIANÇA PROBLEMATICA.

O procurador-geral de Justiça do Rio, Cláudio Lopes, admitiu que a conduta do governador Sérgio Cabral (PMDB), ao utilizar o jatinho do empresário Eike Batista para ir a uma festa, em junho de 2011, é questionável no campo da ética. Mas, para ele, não resultou em improbidade administrativa.
O processo foi arquivado.

A estreita relação pessoal do governador com os dois empresários foi revelada após uma tragédia com a família do dono da construtora. A Delta tem contratos de R$ 1 bilhão com o Estado e, entre outras obras públicas, está reformando o Maracanã, em consórcio com Andrade Gutierrez e Odebrecht.

Já Eike conduz no Rio dois projetos de grande porte, o Porto do Açu, em São João da Barra, e o Porto do Sudeste, em Itaguaí.
Após o acidente, Cabral admitiu a conduta imprópria e lançou um código de ética que recomenda que servidores não peguem carona em jatos de empresários.

O estatuto dos servidores do Rio, porém, já trazia essa recomendação. Estabelece que é proibido "exigir, solicitar ou receber vantagens de qualquer espécie em razão do cargo ou função, ou aceitar promessas de tais vantagens".
FONTE: UOL

AGORA GANHAMOS FORÇA EM TODA POLICIA BRASILEIRA, MENOS A DOS OFICIAIS.

OS OFICIAIS SUPERIORES DO TOCANTINS TEM QUE SENTIR NA PELE QUE ESSE SARGENTO VALE MUITO MAIS PARA A SOCIEDADE DO QUE ESTRELAS NO AR CONDICIONADO.

FOGO NELE P 7,62

que volte a ditadura e tirem os corruptos que so querem enriquecer e usar a pm como carro chefe, atraves de favores e outros.

REalmente amigão, o PM não sabe se é policial ou se é militar. Quando é de interesse do Estado, o tratam como policial, quando não é o tratam como militar, o submetem a duas justiças, militar e comum e assim sendo, não o remuneram suficientemente para exercer nenhuma das funções. Uma vergonha.

enquanto os cmt de pm do BRASIL, forem nomeados pelos governadores, essa segurança pública vai continuar uma merda, o SGT disse a verdade, mas como a verdade não pode ser comentada pelos PRAÇAS, e o CMT DA PM TO não quer perder a boquinha, mandou prender o SGT, os RDPM se consideram acima da CONSTITUIÇÃO BRASILEIRA, isso é uma vergonha para uma NAÇÃO QUE SE DIZ DEFENSORA DOS DIREITOS HUMANOS, isso sim é que é DITADURA CIVIL, vamos continuar com a OPERAÇÃO TARTARUGA EM TODAS AS PM DO BRASIL.

...Enquanto vcs forem carneiros, será assim!
As hienas estão rindo a toa!
Sgt RR Pr.

E TAO FACIL RESOLVER ISSO, E SO SAIR PELAS RUAS FAZENDO DE CONTA QUE ESTA TRABALHANDO, E SO FAZER GREVE BRANCA. ESSES OFICIAIS PODE FAZER O QUE QUISER CONTRA O PRACA, POREM ELE NUNCA VAI CONSEGUIR FAZER UM PRACA DIMINUIR A CRIMINALIDADE NA CIDADE SEM A DEVIDA VONTADE DO MESMO. O PRACA E TUDO NA POLICIA MILITAR, SE ELE QUISER COMBATER DE UMA VEZ POR TODA O CRIME EM UMA CIDADE, COM CERTEZA ELE CONSEGUE, POREM COMO OS OFICIAIS SEMPRE QUEREM SER OS NOSSOS INIMIGOS, VAMOS FAZER DE CONTA QUE ESTAMOS TRABALHANDO, SO ISSO!

MEUS AMIGOS ME DESCULPA, MAS EU ACHAVA Q A PM DE SAMPA,NÃO ERA A MELHOR,, MAS LENDO CERTAS MENSAGENS, ESTOU CERTO Q A PM DE SAMPA É A MELHOR POLICIA FARDADA DO BRASIL, MAIS BEM PREPARADA E MAIS EDUCADA,COM TODOS OS DIREITOS,, PM DE SAMPA ADMIRO VC MUITO, DO CEL GERAL AO SD FINAL...PARABÉNS À POLICIA MILITAR PAULISTA, ESPERO Q CONTINUE ASSIM PRA MELHOR,,,UM ABRAÇO A TODOS OS POLICIAIS DO BRASIL..

ahhh gente faz igual a mim...finja que trabalha!!! se mandar voce vai, senão, não corra a trás!!!

Tem razão, caro Baptista.
Até quando nós, policiais militares, teremos que nos sujeitar a esses regulamentos que nos são impostos. Lutamos tanto por defender o direito dos outros, mas somos os mais prejudicados. Somos os únicos que não temos direitos. Quanta incoerência em nossas instituições, quanta inconstitucionalidade, quanta falta de respeito. Oficiais que acham que estão nos fazendo um favor. Nós não ganhamos nada de ninguém, se estamos aqui, é porque passamos em um concurso público. Oficial pensa que é dono dessa polícia. Queremos mudanças já!

Se o estado finge que paga, os policias deviam fingir que trabalham, esta demais esta situação, delegados e coroneis ganhando muito e agentes e soldados na miseria, apoio pela grave branca já. Algo deve ser feito já, o limite já foi passado a muito tempo.

E sobre a greve geral nacional das policias, foi silenciada???????????????

Operação Tartaruga Nacional Agora... Curti.

Esse tipo de estrategia de policiamento que esta sendo adotada no tocantis tambem e feita aqui na Bahia pelos inlustrs e inteligentes oficiais,viaturas paradas nas av.de maior ciculação,em pças,portas de banco e fazendo blitiz nas grandes av.com giroflex ligados onde so pega cidadãos com irregularidades de transito e ae periferia onde agem os traficantes e marginais nada a fazer afinal de conta os favelados so servem para eleger politicos corruptos,onde se tem a maioria de analfabetos e alfabetizados.

ATENÇÃO: COMENTÁRIOS ANÔNIMOS PODERÃO NÃO SER PUBLICADOS.

back to top